domingo, 13 de setembro de 2009

EM DESTAQUE: Notícias do Japão - Parte 3

Publicado por Riva Moutinho às 13:27 Sem Comentários


Manos queridos,

Ontem cruzamos o arquipélago japonês até o norte da maior ilha (Honshu) rápidos feito uma bala... Na verdade, um trem-bala (Shinkansen) até Sendai, conhecida como a cidade das árvores.

Mas não deu tempo de filmar árvore alguma, pois chegamos ao hotel junto com uns carros de bombeiro, além de ambulâncias e carros de polícia, todos com suas sirenes ligadas. Já imaginou?

Tudo porque no prédio vizinho ao nosso fora acionado um alarme de incêndio no sétimo andar. Então, chegaram as TVs, e nós lembramos que também somos da TV, da VVTV (Hah?!).? Da? entramos em ação, e filmamos, entrevistamos gente e aguardamos o desenrolar das atividades de emergência, até se certificar de que, na verdade, não aconteceu NADA... Ninguém se feriu, ninguém se jogou lá de cima, nada explodiu... Mas a rapidez com que as forças de segurança se movem aqui ? impressionante... Eles estão sempre preparados para o pior.



À noite fomos para Tóquio, que tem a região metropolitana mais populosa do mundo... Fizemos poucos takes de gravação, porque meu companheiro Claudio Nagaoka, o camera-man, perdeu nossas bolsas numa das avenidas da imensa cidade... e tivemos que voltar para procura-las em algum esquina. E, incrivelmente, as bolsas estavam lá, quietinhas, no mesmo lugar, apesar da multidão de passantes. Nada foi roubado...

Nesse momento, estamos retornando ? Nagoya, principal cidade da região de maior concentração de brasileiros no Japão.

Pois é... Hoje os “makking off” superaram as gravações propriamente ditas. Mas tenho certeza que, de tudo isso, sair? um documentário que será visto por muitos nipo-brasileiros aqui e aí no Brasil, tornando-se mais um instrumento de comunicação do Evangelho, poder para transformar o “fogo” em blefe e encontrar o que se havia perdido!


Marcelo e Claudio


Tóquio/JP
11/09/2009

0 comentários: